Gestionnaire Libre de Parc Informatique (GLPI)

Gerenciamento dos Recursos de TI, com interface via WEB. É uma aplicação livre, distribuida sob a licença GPL para a gestão de TI. Tem funções aprimoradas para tornar o cotidiano dos analistas mais fácil, com um sistema de controle de TI, e-mail de notificação e métodos para construir um banco de dados com informações básicas sobre a sua topologia de rede. O GLPI é dinâmico e está diretamente ligado aos colaboradores que podem postar os chamados para os analistas. Uma interface autoriza, assim, se necessário solicitar o serviço de manutenção de um problema encontrado em um dos recursos técnicos

As principais funcionalidades são:
  • Inventário preciso de todos os ativos de TI;
  • Gestão do histórico da informação, manutenção e os procedimentos de TI.
Recursos para os colaboradores:
  • Interface de colaborador para a intervenção dos chamados abertos;
  • Consulta ao histórico de chamados;
  • Possibilidade de adicionar comentários ao chamado utilizando a interface web ou e-mail;
  • Aprovação da solução;
  • Pesquisa de satisfação.
Recursos para os analistas:
  • Gerenciamento dos chamados e prioridades;
  • Acompanhamento dos chamados;
  • Chamados via e-mail;
  • Validação de solicitação;
  • Abertura/Encerramento/Reabertura de chamados;
  • Atribuição de um tempo ao chamado;
  • Exibição dos chamados a fazer por um analista, grupo ou entidade;
  • Exibição da histórico dos chamados para um determinado equipamento;
  • Chamados a serem realizadas por analista;
  • Gestão dos chamados planejados/projetos com agenda;
  • Agenda online via webcal no: Microsoft Outlook, iPhone/IOS ou Android.
Recursos para os gestores:
  • Gestão de empresas (fabricantes, fornecedores, transportadores, …) e contatos associados;
  • Gestão dos contratos (contratação de empréstimo, leasing, seguros, manutenção e serviço);
  • Gestão dos documentos relacionados aos elementos de inventários, equipamentos, contratos, …;
  • Gestão dos tipos de documentos autorizados;
  • Gestão de orçamento.
Características:
  • Multi-empresa (filiais, clientes ou parceiros);
    Sistema de autenticação (local, LDAP, AD, POP / IMAP, …) em vários servidores;
  • Disponível em 36 idiomas;
  • Permissões e sistema de perfis (Admin, Gerente, Analista, Colaborador, …);
  • Exportação das informações em: PDF, CSV, SLK (planilha eletrônica), PNG e SVG;
  • Backup do banco de dados e restauração do SQL via WEB;
  • Exportação do banco de dados para o formato SQL e XML;
  • Dropdowns configuráveis;
  • Dicionário de software e hardware;
  • Sistema de notificações sobre eventos (ações de consumo, termino de contratos/garantias e licenças);
  • Ações automáticas, recebimento de chamados via e-mail ou importação do OCS Inventory NG.
Tecnologias utilizadas:
  • PHP;
  • Banco de dados MySQL;
  • HTML para as páginas WEB;
  • CSS;
  • XML para geração de relatórios.
Recomendamos o uso de:
  • Servidor WEB Apache com Linux ou equivalente;
  • Um navegador de respeito dos padrões, Firefox, IE ou Chrome.

Suporte Certificado no Brasil

Os gestores da Servicedesk Brasil e TECLIB reuniram-se na sede da empresa em Paris onde discutiram o plano de ação para ampliar a utilização e o suporte ao GLPI no Brasil.

Nesse encontro, a Servicedesk Brasil consolidou a parceria com a TECLIB, empresa responsável pela edição e manutenção do GLPI.

Agora, você pode contar com suporte certificado GLPI no Brasil.