Control Objectives for Information and related Technology (Cobit)

A Governança de TI é uma metodologia alternativa para avaliação de processos, baseada no framework do CobiT® (Control Objectives for Information and Related Technology) e nas boas práticas de governança do ITIL® (IT Infrastructure Library).

A Servicedesk Brasil apresenta uma metodologia alternativa para avaliação dos processos da empresa, baseando-se no framework de gestão do CobiT® (Control Objectives for Information and related Technology) e nas boas práticas da governança corporativa de TI do ITIL® (Information Tecnology Infrastructure Library), incorporando métodos de priorização das avaliações derivados do FMEA (Failure Mode and Effect Analysis), gerando como resultados o grau de maturidade, derivados do próprio CobiT® e, o grau de capacidade, derivados da representação contínua do CMMi® (Capability Maturity Model Integration).

A implementação da Governança de TI usando o Cobit e ITIL, deve agregar valor de TI em convergência com os objetivos de negócio da organização.

Para tal, devemos conseguir responder a alguns questionamentos:

  • Porque a implementação da governança de TI é importante e porque as organizações devem implementá-las?
  • Como o Cobit está relacionado a Governança de TI e como ele habilita a implementação desta ?
  • Quais “stakeholders” tem interesse na Governança de TI ?
  • Utilizar um “Road Map” para implementar a Governança de TI utilizando o COBIT e o ITIL.
  • Como iniciar o processo de configuração de um CMDB e quais aspectos são relevantes avaliar ?
  • Como se configura e constrói um porftólio e catálogo de serviços no ITIL ? Os incidentes são importantes nesta análise ?
  • Como se avalia o nível e grau de maturidade de um processo em governança de TI ?
  • Como se cria indicadores (KPI e KGI) para avaliar o desempenho e resultados dos serviços de TI ?
  • Por quais processos e funções se inicia a implementação do ITIL ?

Estas são algumas entre outras questões relevantes que devem ser abordadas e discutidas em um projeto de consultoria para implementação de boas práticas de governança e serviços em TI.

A Servicedesk Brasil vem atuando com consultoria intensiva através destes “frameworks” procurando intensificar a melhoria na qualidade da prestação de serviços da área de TI e seus resultados, a partir de uma análise de risco e de valor agregado ao negócio, em função dos investimentos massivos que muitas organizações têm aplicado para melhoria contínua do resultado do negócio.